USGCB recebe ir. Simona Brambila em Assembleia: “Continuemos a ser uma vela – fina e frágil, mas com a certeza levamos a Luz de Cristo”

Brasília (DF) – Na última segunda-feira, 7 de julho, a União das Superioras Gerais das Congregações Brasileiras (USGCB) viveu um momento especial de partilha, escuta e esperança durante a realização de sua Assembleia anual. O encontro contou com a presença ilustre da prefeita do Dicastério para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica, irmã Simona Brambila, que esteve acompanhada da irmã Eliane Cordeiro, presidenta da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), e do padre Aitor Jiménez, subsecretário do mesmo Dicastério.

A Assembleia reuniu superioras gerais de congregações com sede no Brasil para refletir sobre o tema “Vida Religiosa Consagrada: Uma esperança que transforma”. A abertura contou com um momento orante conduzido pela equipe da regional de Minas Gerais, inspirado no Evangelho de Mateus (9,18-26), que preparou o espírito das participantes para acolher as presenças especiais.

“Como mulheres e homens consagrados, somos chamados a iluminar e levar a Luz de Jesus Cristo. Mesmo sabendo que às vezes a luz dói, se consome…”, disse irmã Simona logo em suas primeiras palavras, tomando como referência a vela acesa no centro da oração. Com simplicidade e profundidade, ela alertou: “Precisamos voltar às nossas fontes, às origens – e não ao passado. A ideia de voltar ao passado pode ser uma doença, e isso não é nada bom”.

A visita foi recebida com alegria e emoção pelas religiosas. Para a coordenadora geral das Irmãs Franciscanas do Apostolado Paroquial (IFAP) e atual secretária da USGCB, irmã Silvia Cristina de Oliveira Lopes, a presença de Ir. Simona “foi uma bênção inesperada, que nos tocou com palavras de esperança e convocação à profecia”.

O encontro também abriu espaço para o diálogo com as participantes. Temas como os desafios da vida consagrada no Brasil e a presença feminina nos espaços eclesiais foram trazidos à tona. “Não queiramos ser um círio pascal, robusto e forte. Continuemos a ser uma vela fina e frágil, mas com a certeza que somos luz e levamos a Luz de Jesus”, reforçou irmã Simona, emocionando as assembleístas.

O padre Aitor também deixou sua mensagem, sublinhando a dimensão sinodal da vida religiosa: “Vivemos em tempos sombrios. Entretanto, firmamo-nos na esperança que não decepciona. É ela que deve nos animar sempre”.

Ao final do encontro, a USGCB ofereceu uma lembrança aos convidados e entoou, em uníssono, o cântico: “Santa Mãe Maria, nessa travessia, cubra-nos com teu manto, cor de anil”, selando a memória afetiva de um dia de luz, comunhão e reafirmação do compromisso com o Evangelho.

Confira outras fotos da Assembleia da USGCB:

Por Franklin Machado/ASCOM IFAP, com irnformações da irmã Silvia Cristina de Oliveira Lopes. Fotos do arquivo da USGCB.