Projeto da Cáritas em Humaitá (AM) promove educação ambiental com crianças e adolescentes

Com o objetivo de oferecer assistência integral a crianças e adolescentes, a Cáritas Diocesana de Humaitá (AM) desenvolve um projeto social que alia formação religiosa, cultural e artística, atividades recreativas e apoio sociofamiliar. Atendendo atualmente 48 crianças no contraturno escolar, a iniciativa também proporciona encaminhamento à rede de saúde e complementação alimentar.

Na segunda semana de maio, o projeto promoveu uma atividade de educação ambiental, com o plantio de árvores na área da sede onde ocorrem as ações. A ação envolveu educadores, crianças e voluntários da comunidade.

Segundo irmã Noemi Klaus Varela, da Irmandade Missionária do Espírito Santo e articuladora diocesana da Cáritas:

“Foi uma atividade de educação ambiental envolvendo as crianças, educadoras/educadores e voluntários de equipe de apoio externo. Um cooperado do Banco Sicoob recebeu da referida instituição financeira, 26 mudas de ipês de variadas espécies e doou para nosso projeto.”

Além do recente plantio de ipês, o espaço físico do projeto já conta com árvores frutíferas típicas da região, cultivadas no ano anterior, e com canteiros de hortaliças cultivados com o apoio das próprias crianças.

A ação fortalece a consciência ambiental e reforça o cuidado com a Casa Comum, valores centrais na missão da Rede Cáritas e das Irmãs Franciscanas do Apostolado Paroquial – IFAP.

Confira algumas fotos:

Por Ascom IFAP, com informações da irmã Noemi Klaus Varela e fotos do arquivo da Cáritas Diocesana de Humaitá.